Bispo Prelado
Carta Pastoral
Clero
Carta Pastoral Humilitas et Servitium | O Bispo que serve como Presbítero
DOM GREGÓRIO ANDREOLLI MAGNUS
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
BISPO PRELADO DE GUARATINGUETÁ
________________________
CARTA PASTORAL AO CLERO E AO POVO DE DEUS
Guaratinguetá, 07 de novembro de 2025.
Caríssimos irmãos e irmãs,
A Igreja, em sua sabedoria, confia a cada Bispo a missão de ser mestre, sacerdote e pastor, chamado a conduzir o Povo de Deus com firmeza na fé e ternura no coração. Contudo, o verdadeiro sentido do episcopado não se encontra na autoridade, mas na humildade e no serviço - humilitas et servitium.
O Bispo é, por natureza, um presbítero elevado à plenitude do sacerdócio, e nunca deve perder o espírito simples daquele que serve. Ele permanece discípulo entre discípulos, servo entre servos, lembrando-se das palavras do Senhor: “Eu estou no meio de vós como aquele que serve.” (Lc 22,27)
Por isso, a figura do Bispo não deve ser confundida com prestígio, mas compreendida como um chamado à doação. Ser Bispo é descer, não subir; é aproximar-se, não distanciar-se. Sua autoridade nasce do testemunho, não do título.
Nas pequenas comunidades e nas grandes catedrais, o pastor deve ser sempre presença que acolhe, mão que abençoa e coração que escuta. Quando o povo vê em seu Bispo a simplicidade de um padre, reconhece nele o rosto de Cristo, o Servo por excelência - Servus servorum Dei.
Que todos os ministros do altar, em comunhão com seus Bispos, vivam a alegria do serviço e a beleza da fraternidade. Que em nossa Igreja cada ministério seja exercido com amor, sem vaidade, e que o exemplo de Cristo continue a ser o modelo de todo pastoreio.
Com oração e bênção,

